Dispomos de uma ampla variedade de serviços específicos na área de Segurança e Saúde do Trabalho, atendendo as expectativas e as necessidades de cada cliente.

  • Home
  • Instalação de SPDA

Instalação de SPDA

Instalação de SPDA

Instalação de SPDA

O que é Instalação de SPDA?

Basicamente, a sigla SPDA significa “Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas”. Ou seja, é um tipo de instalação preventiva contra incêndios e problemas decorrentes de descargas atmosféricas. A instalação de SPDA é um importante procedimento que deve ser feito dentro de critérios específicos, sempre com foco em métodos preventivos contra incêndios.

Por isso, essa instalação é obrigatoriamente requerida em alguns empreendimentos e situações, como no caso de condomínios e indústrias.


Qual é a função do SPDA?

Os sistemas de SPDA possuem um papel importante no desenvolvimento de empreendimentos e projetos imobiliários. 

Isso porque essa instalação é capaz de minimizar, prevenir e impedir prejuízos decorrentes das descargas elétricas atmosféricas.

Afinal, se um raio cair sobre uma construção que não está preparada para tal descarga, a mesma pode sofrer impactos intensos e, inclusive, um incêndio pode acontecer e todos os equipamentos elétricos podem ser danificados.

Em contrapartida a instalação SPDA impede que esse problema acontece, uma vez que:

O sistema isola as partes condutoras expostas para reduzir a corrente elétrica;

Apresenta barreiras físicas que impedem as pessoas de se aproximarem das áreas de alta tensão;

A descarga atmosférica é conduzida até o solo, onde há um aterramento;

A descarga não atinge os equipamentos eletrônicos, tampouco as pessoas que estão dentro do prédio/estrutura.

Então, se fôssemos resumir, a função da instalação de SPDA é, justamente, proteger, contra descargas elétricas atmosféricas e incêndios provenientes disso, a infraestrutura física de um empreendimento. Do mesmo modo, também há a proteção de todos os seres vivos que ali circulam.


Tipos de SPDA mais utilizados Atualmente, existem alguns tipos de SPDA utilizados nas construções e nos projetos elétricos. São eles:


Ponta de Franklin;

Gaiola de Faraday;

Esfera rolante (eletrogeométrico ou esfera fictícia).                     

                                                                                                                                                                                                                                     

Cada modelo possui as suas características distintas que devem ser levadas em conta. Apenas um profissional qualificado é que poderá apontar a melhor opção para o seu caso.


Como um projeto de SPDA pode proteger sua edificação?

Para entender como a instalação de SPDA pode proteger a sua edificação, precisamos voltar a pensar um pouco mais sobre a função desse projeto.

De forma resumida, podemos dizer que o sistema SPDA é responsável por captar e desviar as descargas elétricas atmosféricas, com o intuito de impedir que elas acabem prejudicando a infraestrutura do empreendimento ou provocando efeitos intensos na saúde e bem-estar das pessoas.


Assim, podemos entender que o raio passará por três etapas diferentes:

Captação: A descarga elétrica será captada pelo equipamento desenvolvido para este fim.

Descida: Em seguida, a descarga elétrica é conduzida até o solo, de uma forma que não prejudique a integridade da infraestrutura.

Aterramento: Por fim, o aterramento irá distribuir a carga elétrica na malha de aterramento, impedindo que essa energia se espalhe pelo edifício, prejudicando equipamentos e seres vivos. Dessa forma, podemos dizer que a instalação de SPDA funciona como um funil: o raio chega pelo topo do funil, passa pelo meio (através de uma infraestrutura preparada para essa descarga) e termina no aterramento, ou seja, “no fundo do funil”. Quando devemos fazer a instalação de SPDA? Existe uma norma regulamentadora, a NR10, que estabelece que todo tipo de estabelecimento que contém uma potência instalada acima de 75KW deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE). 

Dentro dessa documentação é preciso que haja o relatório de inspeção periódica da instalação SPDA e dos aterramentos elétricos.

Essa norma visa manter a segurança de todas as pessoas que possam vir a circular em um ambiente de maior risco, uma vez que a instalação é preventiva. 

Vale lembrar que a instalação do sistema SPDA é uma exigência dos bombeiros em edifícios que tenham mais de 30 metros de altura.

Além disso, áreas industriais e comerciais com mais de 1500 metros quadrados de área construída também precisam. Outros empreendimentos, que contenham áreas destinadas a depósito de inflamáveis e explosivos, também são obrigados a ter uma instalação SPDA.


Quem pode fazer um projeto de SPDA?

Arquitetos e urbanistas que tenham competência e habilitação para tal função podem desenvolver atividades relacionadas à instalação de SPDA em edificações.

No entanto, se você precisa fazer a sua instalação, e quer alguém de confiança e com experiência no assunto, entre em contato com a equipe da SSTGO, especializada em Instalação de SPDA em Goiânia.

Solicite Agora Mais Informações

WhatsApp
Falar no WhatsApp
Contato

Outros Serviços

FAQs

Dúvidas Frequentes Sobre Instalação de SPDA

SSTGO

Medicina e Segurança do Trabalho em Goiânia

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, oferecemos tudo o que você precisa relacionado a Medicina e Segurança do Trabalho em Goiânia como, exames ocupacionais, como exames admissionais, periódicos, demissionais, retorno ao trabalho, Mudança de Risco Ocupacional e outros. Nossa clínica se empenha ao máximo em oferecer soluções personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada empresa e seus colaboradores.

  • Especialistas em Medicina e Segurança do Trabalho
  • Todos os Exames Complementares são Realizados na SSTGO
  • Serviço Completo para Atendimento do E-Social
  • Assessoria e Treinamentos de Qualidade para Empresas
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp